5 antologias para conhecer autores talentosos

Crédito da imagem: Canva

Nesta semana, o meu primeiro conto publicado em uma antologia completou cinco anos e, consequentemente, a minha jornada literária como autora também. Sem dúvidas, dar este primeiro passo através de uma antologia foi muito importante e oportunizou diferentes experiências, entre elas está a de conhecer autores talentosos. Por conseguinte, eu publiquei ao lado de grandes nomes da literatura nacional e ainda fiz muitas amizades literárias!

A princípio, você sabe o quê é uma antologia literária? Não??? Então, corre lá no meu blog que eu expliquei direitinho o que é uma antologia literária e se é a mesma coisa que coletânea literária.

Agora que você já sabe o que é uma antologia literária, que tal dar uma olhadinha nessas 5 antologias que eu separei para você conhecer autores talentosos?! Confira:

5 antologias para conhecer diversos autores talentosos

Ponto de criação — Contos e crônicas de temática livre

SINOPSE: A inspiração e o empenho são retas perpendiculares que, quando finalmente se cruzam, dão início ao ponto de criação: o exato momento em que as histórias começam a se formar. É a partir daí que o escritor se dá conta exatamente de onde quer chegar com sua trama, com seus personagens e com a emoção de seus leitores.

ORGANIZAÇÃO: Alfer Medeiros | EDITORA: Andross

Engrenagens — Contos steampunk

SINOPSE: Na aurora de uma era com tecnologia limitada, mas com magníficas inovações, o vapor é a energia da vez. Dirigíveis cortam os céus e locomotivas encurtam distâncias, levando o homem a lugares longínquos e trazendo histórias repletas de válvulas e espionagens, de parafusos e aventuras, de pistões e mistérios. Tudo é novo, tudo é velho, sujo e glamouroso. Cada conto presente aqui é uma engrenagem que faz parte dessa complexa e surpreendente máquina chamada LIVRO.

ORGANIZAÇÃO: Paola Giometti | EDITORA: Andross

Leia também: Dia das crianças: saiba a importância da leitura infantil

5 antologias para conhecer diversos autores talentosos

Sem mais, o amor — Contos de amor em forma de cartas, emails, páginas de diário e outras formas de registro escrito

SINOPSE: Fernando Pessoa já dizia que “todas as cartas de amor são ridículas”. E afirmava veementemente: “não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”. Mesmo não vivendo o suficiente para conhecer novas tecnologias de comunicação, o poeta sabia bem que a interação verdadeira entre duas pessoas que se amam se despe de vaidades e apresenta a pureza de um sorriso. SEM MAIS, O AMOR é uma coletânea de contos românticos em forma de cartas, emails, páginas de diário e outras formas de registro escrito. E o mais importante: são histórias ridículas! Exatamente como o poeta disse que tinham de ser.

ORGANIZAÇÃO: Leandro Schulai | EDITORA: Andross

Madrepérola — Coletânea de poemas

SINOPSE: Poucos símbolos tangíveis abrigam, em si, simplicidade e grandeza, humildade e majestade, como as pérolas. Tais joias, vivas por essência, são paciente e silenciosamente formadas, camada a camada, em crisol de madrepérola. De nuances e formatos distintos, não há duas idênticas, demonstrando a natureza, em sua sabedoria, que, mesmo entre seus próprios artesãos, plurais são as formas de manifestar sua poesia. Em semelhante ofício, de uma única ideia, palavra ou sentimento, o poeta recama e recena, verso a verso, os mais belos tributos de sua alma: verdadeiras pérolas de si.

ORGANIZAÇÃO: Ulisses Aguiar | EDITORA: Andross

5 antologias para conhecer diversos autores talentosos

King Edgar Palace: Onde medos e horrores ressurgem

SINOPSE: O Mal nunca morre… Mesmo depois do evento que destruiu o King Edgar Hotel — segundo notas oficiais, foi um infeliz acidente com as caldeiras — o empreendimento foi reconstruído em tempo recorde. Agora surge o majestoso e moderno King Edgar Palace, construído sobre os escombros de seu antecessor. Um edifício moderno e bem diferente da obscuridade de outrora, o hotel se apresenta como um ponto de revitalização do centro velho de São Paulo. Porém, a essência maligna foi mantida: seus proprietários almejam objetivos soturnos. No interior de suas paredes se desenrolam acontecimentos surreais e tenebrosos. Hospede-se nesta maravilha da arquitetura moderna, onde uma maldade ancestral ainda pulsa imortal e incansável.

ORGANIZAÇÃO: Alfer Medeiros e Lara Luft | EDITORA: Andross

Antologias compartilhadas… O quê achou?! Eu, particularmente, A M O O O antologias! Acredito que, além de ser uma ótima oportunidade de conhecer autores talentosos, tenho contato com diferentes tipos de escritas e estilos de linguagem em um mesmo lugar. Isso sem contar a intensidade da maioria das narrativas, com começo, meio e fim em poucas páginas e me deixam com vontade de ler mais da história.

Você gosta de antologias literárias? Já leu alguma dessas que eu indiquei? Conta tudo aqui nos comentários, vamos adorar saber!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Tatiane Gimenes

Tatiane Gimenes

Tatiane é escritora, professora e idealizadora do Blog Escritopias. Entre uma leitura e outra, ela divide a sua paixão por escrever com o seu amor pela Educação. Sua missão é divulgar a literatura e a cultura por meio das suas escritas.

Deixe um comentário