Literatura fantástica: 5 obras para você ler

Literatura fantástica: 5 obras para você ler
Crédito: Canva

O mundo da literatura fantástica é extraordinariamente cheio de possibilidades interessantes que nos levam a outros mundos durante a leitura. São obras que nos oferecem inúmeras perspectivas de exploração das histórias por diferentes pontos de vista, repletos de personagens com muita sagacidade. Independentemente da época ou idade que lemos, essas histórias nos fazem viajar por mundos impossíveis, com criaturas fantásticas, muita magia e bastante aventura.

Pensando nisso, eu selecionei 5 obras da literatura fantástica nacional e estrangeira para você ler!

Confira:

Percy Jackson e os Olimpianos

Literatura fantástica: 5 obras para você ler

Autor: Rick Riordan

Combinando mitologia grega e muita aventura, a saga do menino Percy Jackson, que aos 12 anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon, tornou-se um fenômeno mundial. Foram mais de 15 milhões de livros vendidos em todo o mundo e quase um milhão no Brasil, além da adaptação para o cinema que atraiu 1,8 milhão de espectadores no país (em breve vem série por aí).

O autor Rick Riordan foi consagrado com os cinco livros da saga: O ladrão de raios, em que Percy descobre sua ligação com os deuses do Olimpo e precisa impedir uma guerra entre eles, que acabaria com toda a civilização ocidental; O Mar de Monstros, quando ele e seus amigos se envolvem numa perigosa aventura para defender o Acampamento Meio-Sangue; A maldição do Titã, em que nosso herói descobre que Cronos, o Senhor dos Titãs, despertou e está disposto a destruir toda a humanidade; A batalha do Labirinto, em que Percy, Tyson, Annabeth e Grover são destacados para combater o perigoso Titã nos corredores do temido Labirinto de Dédalo; e O último Olimpiano, quando o confronto toma as ruas de Nova York e Percy tem de lidar não só com o exército de Cronos, mas também com a chegada de seu 16º aniversário e, com ele, com a profecia que determinará seu destino.

Drako e a Elite dos Dragões Dourados

Literatura fantástica: 5 obras para você ler

Autora: Paola Giometti

Drako, um dragão vermelho, não nasceu como os demais nasciam, nem mesmo aprendeu a voar como os outros. Enclausurado em uma fazenda pertencente à sua criadora, a bruxa Creonice Bruxelas, o jovem dragonídeo tenta compreender o que é o mundo com a ajuda de uma pequena mosca, que tem o hábito de dizer tudo o que pensa. Ao descobrir os planos de Creonice e da Máfia de Feiticeiros para arrancar o couro dos dragões dourados, Drako e o leal amigo terão que se aventurar por terras ameaçadoras e enfrentar inimigos cuja crueldade não conhece fronteiras.

Confira: Rafa Brites dá voz ao livro ‘Síndrome da Impostora’

Harry Potter

Autora: J.K. Rowling

A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o bruxo que assassinou seus pais. Mas, para isso, Harry precisará passar por uma série de desafios e enfrentar inúmeros perigos. Em sete livros que se tornaram o maior fenômeno editorial de todos os tempos, com mais de 450 milhões de exemplares vendidos e traduções em 78 idiomas, Harry Potter não é exposto apenas a batalhas e feitiços. Ele precisa superar traições, surpresas e, sobretudo, aprender a lidar com os próprios sentimentos. O amor, a amizade e claro, uma boa dose de magia e imaginação, são os elementos-chave para da maior saga bruxa de todos os tempos.

Dragões de Éter

Autor: Raphael Draccon

Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasceu a Era Antiga. Hoje, Arzallum, o Maior dos Reinos, tem um novo Rei, e a esperada Era Nova se inicia. Coisas estranhas, entretanto, nunca param de acontecer…
Dois irmãos sobreviventes a uma ligação com antigos laços de magia negra descobrem que conexões dessa natureza não se rompem tão facilmente e cobram partes da alma como preço. Uma sociedade secreta renascida com um exército de órfãos resolve seguir em frente em um plano com tudo para dar errado em busca do maior tesouro já enterrado, sem saber o quanto isso pode mudar a humanidade. O último príncipe de Arzallum viaja para um casamento forçado em uma terra que ele nem mesmo sabe se é possível que exista, disposto a realizar um feito que ele não sabe se é possível realizar. Uma adolescente desperta em iniciações espirituais descobre-se uma mediadora com forças além do imaginário.
E um menino de cinco anos escala uma maldita árvore que o leva aos Reinos Superiores, ferindo com isso tratados políticos, e dando início à Primeira Guerra Mundial de Nova Ether. E mostrará que o mundo nunca para de mudar.

O Hobbit

Literatura fantástica: 5 obras para você ler

Autor: J.R.R. Tolkien

Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos. Esta jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, sejam eles, os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária. Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém. Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que… bem, você terá que ler e descobrir.

Em suma, aqui estão nomes que eu conheci a partir da minha adolescência e outros um pouco mais tarde (como Percy Jackson, por exemplo, aos 28 anos) — sim, eu já tinha escutado o nome antes, mas ainda não tinha feito a leitura e quando fiz no início da pandemia me arrependi de não ter lido antes. Espero que, assim como eu, vocês conheçam essas obras e sintam-se incentivados a ler mais deste gênero, explorando toda a oportunidade que ele nos dá para viajar por mundos fantásticos e elementos mágicos. Não se esqueça de comentar qual deles você achou mais incrível! 💜

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Tatiane Gimenes

Tatiane Gimenes

Tatiane é escritora, professora e idealizadora do Blog Escritopias. Entre uma leitura e outra, ela divide a sua paixão por escrever com o seu amor pela Educação. Sua missão é divulgar a literatura e a cultura por meio das suas escritas.

Este post tem 2 comentários

  1. Sonia Chauffe

    Hello there! I could have sworn I’ve visited your blog before but after browsing through a few of the articles I realized it’s new to me. Anyhow, I’m certainly pleased I discovered it and I’ll be bookmarking it and checking back often!

Deixe um comentário