Livro de socióloga aborda relacionamentos tóxicos e abusos emocionais

Foto: Crédito\Canva

Com poucas exceções, os seres humanos desejam estar emocional e fisicamente próximos uns dos outros. A vida parece mais bem compartilhada. E, no entanto, nenhuma área do empreendimento humano parece mais repleta de desafios e dificuldades do que nossos relacionamentos com outras pessoas. Relacionamentos, como a maioria das coisas que valem a pena ter na vida, exigem esforço.

A obra “A maçã da rainha má” (Literare Books International), de Hilda Simões Lopes enfoca o crescente sofrimento desencadeado por relações tóxicas e abusos emocionais no mundo atual. Socióloga especializada em sociedades em crise, a autora fala de suas pesquisas com delinquentes juvenis, relações de gênero, mulheres e emigrantes rurais.

O livro fala da vida usando contos. A linguagem é metafórica devido ao símbolo, com a amplitude de significados que abre, dizer o indizível. Considerando a Sociologia em seu aspecto “ciência dos costumes” e enfatizando como o fazer literário é também um fazer social, a autora utilizou na obra a Sociologia da Literatura. Ilustrou suas análises com material literário, que reflete e aprofunda o enfoque de questões sociais.

Por definição, um relacionamento tóxico é aquele caracterizado por comportamentos por parte do parceiro tóxico que são emocionalmente e, não raro, fisicamente prejudiciais ao parceiro. Enquanto um relacionamento saudável contribui para nossa autoestima e energia emocional, o tóxico prejudica a autoestima e esgota energia. Um relacionamento saudável envolve cuidado mútuo, respeito e compaixão, um interesse pelo bem-estar e crescimento de nosso parceiro, uma capacidade de compartilhar o controle e a tomada de decisões, em suma, um desejo compartilhado pela felicidade um do outro, é um relacionamento seguro, onde podemos ser nós mesmos sem medo. Por outro lado, um relacionamento tóxico não é um lugar seguro, é caracterizado por insegurança, egocentrismo, domínio e controle.

Quanto mais a sociedade adoece, mais fértil é o terreno ao abuso emocional. Seus venenos e ardis, sua violência e invisibilidade funcionam como as maçãs envenenadas oferecidas pela Rainha Má à Branca de Neve.

Divulgação – Literare Books International

Bem conhecemos a violência explícita. Assim, segundo mostra o decorrer da obra, é importante sabermos que, muitas vezes, a perversidade chega mascarada e por caminhos imperceptíveis aos sentidos físicos. Com face de “boa madrasta”, o predador chega oferecendo uma bela e suculenta maçã envenenada.

Leia também: Quatro autoras da Amazon para conhecer!

A autora

Hilda Simões Lopes – Bacharel em Direito, Mestre em Sociologia, pesquisadora e professora universitária. Tendo cursado a Oficina de Criação Literária da PUC/RS, passou a coordenar Oficinas Literárias das quais se originaram centenas de escritores do extremo sul, alguns deles tendo recebido importantes prêmios. A maçã da rainha má é o décimo livro publicado pela escritora que já recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura pelo romance “A superfície das águas”, e foi finalista no mesmo prêmio com o livro de crônicas “Cuba casa de boleros”. Coautora em livros de contos e poesias, também publicou dois ensaios de sociologia: “Senhoras e senhoritas”, “gatas e gatinhas”, sobre a evolução do papel da mulher na sociedade, e do abandono à delinquência, uma análise originária de trabalho científico sobre menores de conduta desvio no DF. Além de um “Manual de criação literária”, lançou o livro de contos “Expulsão”, a novela “Um silêncio azul” e o romance “A anatomia de Amanda”, onde os personagens discutem a obra “A paixão segundo GH de Clarice Lispector”. Seu último livro foi o romance histórico “Tuiatã”.

O livro da socióloga

A maçã da rainha má

Autora: Hilda Simões Lopes
Editora: Literare Books International
Formato: 14 x 21 cm – 1ªedição – 200 páginas
ISBN: 9786559220885
Loja Literare Books:  https://bit.ly/loja-a-rainha-ma
E-book: https://bit.ly/E-book-rainha-ma
À venda nas principais livrarias físicas e on-line

Fonte texto: Assessoria de imprensa

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Suelen de Paula

Suelen de Paula

Suelen é jornalista e escritora. Apaixonada por livros e séries, compartilha sua jornada Antes dos 30 anos pelo IG Literário @antesdos30_suh .

Deixe um comentário