Luciana Ramos: uma escritora que cria diálogos lavando louça

Luciana Ramos: uma escritora que cria diálogos lavando louça

Todo escritor possui seu próprio ritmo de criação. São músicas, aromas ou até mesmo momentos felizes da vida que os inspiram. Para Luciana Ramos, esse processo é um tanto quanto peculiar. A autora vê no ato de lavar louças, como um momento de criar diálogos de seus personagens. Claro que isso já rendeu algumas cenas inusitadas e engraçadas, por isso, confira a entrevista completa com a escritora a seguir e se divirta com cada detalhe:

SP – Primeiramente, quem é a Luciana Ramos?

LR – Tenho 39 anos, nasci em Recife (PE) e hoje moro em São Paulo com meu marido e minha filha e mais um monte de bicho. Adoro pintar minhas unhas e criar designer para meus livros, como também amo brincar com minha filha.

SP – Quando e como iniciou sua carreira de escritora? Quais livros possui publicados?

LR – Comecei a escrever mais ou menos em 2016 e publiquei o primeiro livro pela editora Viseu em 2019, o Direito de Amar que teve seu relançamento agora em junho de 2021. Hoje tenho quatro livros publicados.

SP – Qual seu estilo de escrita?

LR – Minha escrita antes era bem no formato clássico. Escrevia somente quando a inspiração batia a porta mas percebi com o tempo que não era muito adequado para um projeto a longo prazo, pensando na carreira, foi quando descobri o planejamento. Dos quatro livros que escrevi dois foram com planejamento. Hoje só consigo escrever dessa forma.

SP – Quais as suas principais influências literárias?

LR – Li muitos livros, não tanto quanto gostaria e fui bem eclética tanto com gênero como com autores só nunca gostei de thriller. Romance autoajuda e fantasia são os livros que preenchem minha estante.

Meu ritual de escrita que tento seguir é muito básico, sentar e escrever (risos), mas tenho meus truques, coloco uma música romântica, assisto bastante filmes ou séries românticos, porém lavar a louça me ajuda a construir diálogos (risos) já tive leitora que descobriu essa minha loucura e se propôs a sujar minha louça kkkkkk

Luciana Ramos.

SP – Você é uma autora de romances, na sua vida pessoal, se considera uma pessoa romântica? Isso te ajuda a se inspirar em suas histórias?

LR – Eu me considero romântica, mas meu marido não (risos). Então a palavra dele que ganha, mas eu me considero sim e há pouco tempo li um livro chamado As 5 linguagens do amor. Ele fala exatamente que cada um tem uma forma de demonstrar amor e a minha é cuidando. E as histórias me ajudam a entrar no clima.

SP – Qual a sua forma de se inspirar? Possui algum ritual?

LR – Meu ritual de escrita que tento seguir é muito básico, sentar e escrever (risos), mas tenho meus truques, coloco uma música romântica, assisto bastante filmes ou séries românticos, porém lavar a louça me ajuda a construir diálogos (risos) já tive leitora que descobriu essa minha loucura e se propôs a sujar minha louça kkkkkk

SP – Algum outro projeto que queira divulgar?

LR – No momento estou escrevendo o segundo livro da duologia Diamante Negro que terá o título de Diamante Rosa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Suelen de Paula

Suelen de Paula

Suelen é jornalista e escritora. Apaixonada por livros e séries, compartilha sua jornada Antes dos 30 anos pelo IG Literário @antesdos30_suh .

Este post tem um comentário

  1. Adorei a entrevista 👏🏻
    Já tive diversos brainstorms durante o banho, então entendo a Luciana 😂

Deixe um comentário