Psicanálise e Pandemia: um ano de lançamento e uma discussão cada vez mais pertinente

Psicanálise e Pandemia: um ano de lançamento e uma discussão cada vez mais pertinente
Crédito: Canva

Lançado há um ano e extremamente pertinente e atemporal, o livro Psicanálise e Pandemia, organizado pelo Fórum do Campo Lacaniano do Mato Grosso do Sul e publicado pela Aller Editora, contribui para entender como a presente situação pandêmica afetou a prática clínica e a sociedade, ambas atravessadas, desde a fundação da psicanálise, pelo luto, mal-estar e angústia frente às incertezas e instabilidades do mundo.

Crédito: Divulgação\Autor

“Fique em casa!” é o que as pessoas ouvem há quase dois anos. Ao ouvir essa frase, surgem medos e incertezas sobre o presente e o futuro. Mas como escutar o sofrimento e dar alguma borda a ele sem o atendimento presencial? Sem a presença física dos sujeitos – com a qual a psicanálise trabalhou desde seus primórdios -, como entender a dor e o cansaço que lhes afligem? É neste momento que a psicanálise se reinventa. Segundo Lia Silveira, uma das autoras da obra:

Alcançar em seu horizonte a subjetividade de sua época […], este é o maior desafio. Entender as mudanças provocadas pelas medidas de isolamento social na vida das pessoas, o processo de luto coletivo e individual, que ainda persiste, por todo esse tempo em que as pessoas perdem seus entes queridos e não vivem somente a sua própria privação.” (Psicanálise e Pandemia)

Discutindo como o predomínio das formas virtuais influencia as vidas dos sujeitos, os ensaios reunidos neste livro buscam entender as dinâmicas dos dias de hoje e como os psicanalistas se esforçam para deter as barreiras do sentir-se longe. Ainda, levantam questões no que diz respeito à política da morte, ao mal-estar que assola nossa civilização, às fendas em saberes como ciência, medicina e cultura.

Leia também: Luciana Ramos: uma escritora que cria diálogos lavando louça

Psicanálise e Pandemia traz, portanto, uma nova perspectiva da clínica, congregando tanto o fato de o luto ser inerente à civilização quanto as mudanças que o Covid-19 ocasionou na relação dos sujeitos contemporâneos com a morte. Sem dúvida, essa é uma obra necessária para que todos entendam as problemáticas que cercam o viver em estado de isolamento, temendo presente e futuro.

Ficha Técnica

ISBN: 978-65-87399-11-9
Formato: Brochura – 14x21cm
Páginas: 208
Idioma: Português
Editora: Aller Editora
Edição: 1ª/ 2020
Gênero: Psicanálise
Preço: 49,90
Link para comprahttps://bit.ly/35Xelqt

Autores

Alba Abreu, Andréa Brunetto, Antonio Quinet, Bernard Nominé, Carmen Gallano, Claudia Wunsch, Daniel Foscaches, Hilza Maria, Isloany Machado, Lia Silveira, Luis Izcovich, Marcelo Bueno, Marilene Kovalski, Marisa Costa, Pricila Pesqueira, Rainer Melo, Tatiana Siqueira, Zilda Machado.

Fonte texto: Assessoria de imprensa

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Suelen de Paula

Suelen de Paula

Suelen é jornalista e escritora. Apaixonada por livros e séries, compartilha sua jornada Antes dos 30 anos pelo IG Literário @antesdos30_suh .

Deixe um comentário