TREZE: o poema que me deu sorte

TREZE: o poema que me deu sorte

Para muitos, significado do azar, para outros, como a Taylor Swift, por exemplo, sinônimo de muita sorte. Entretanto, para o dia de hoje, uma sexta-feira treze, o número simboliza um dia recheado de urucubacas e muitos preferem não arriscar e se proteger.

Para mim, sinceramente, nunca fui muito ligada nisso, mas em 2019, isso estava para mudar. Após sofrer uma pequena desilusão amorosa (quem nunca?) estava precisando colocar para fora alguns sentimentos. Confesso que não era de escrever histórias em formas de versos, mas o poema Treze (primeiro que escrevi na vida, fora os da escola) surgiu fácil e rápido, funcionando como um alento para aquele momento de decepção.

Leia também: ESCRITOPIAS: Inscrições abertas para o Prêmio Kindle de Literatura!

O treze de sorte

Chamo o poema Treze ironicamente de meu poema de sorte pois foi o primeiro passinho de entrada oficial no mundo literário. Eu já escrevia há bastante tempo, mas até então tinha medo e insegurança de mostrar isso aos outros. Após ver um processo de seleção para uma coletânea de poemas, perdi meu medo e resolvi tentar. Ele foi selecionado, e, alguns meses depois, os meus singelos versos foram publicados no livro Madrepérola, organizado pelo escritor Ulisses Aguiar e produzido pela Editora Andross.

Com esta minha primeira publicação pude participar de um evento literário incrível, cheio de emoções. Além disso, conheci autores maravilhosos que me inspiraram, deram um empurrãozinho na minha autoestima e até hoje são meus amigos e parceiros na literatura. Inclusive, foi lá que conheci minha parceira e redatora aqui no site, a Tati do Escritopias.

Meses depois, ele ficou entre os dez mais votados da coletânea, na primeira etapa para concorrer ao Prêmio Strix de Literatura da Andross. Ele não passou para as próximas fases, mas pensem na minha alegria (BANANA PARA O BOY E OBRIGADA PELOS VERSOS). Traduzindo, o poema Treze para mim foi mais do que sinônimo de sorte, foi ainda coragem e libertação, pois me deu motivação para liberar meus textos para o mundo.

Evento Livros em Pauta, da Andross em 2019, quando foi lançado o livro Madrepérola.

Significados

Muitos me perguntam sobre o significado, pois ele está recheado de metáforas. Sinceramente, acho que só eu e a outra pessoa iremos entender ao pé da letra. Ele basicamente possui trocadilhos rimados, recheados de indiretas. Mas, sempre fui de achar que a escrita ela não é do escritor, é de quem lê e como ela adapta aquilo à realidade pessoal dela. Para vocês, segue na íntegra esse poema que é tão especial para mim, espero que possam aproveitar a leitura e aplicar às suas dores ou angústias, de forma que possam, por um momento, acalentar a sua alma. Confira:

Treze

Treze foi o nosso número de sorte
Foi quando, em mim, algo mudou

Com o treze foi algo mais forte
Finalmente, algo se conectou

O treze me fez ter certeza
E, com muita tristeza, algo desmoronou

Agora, me pergunto:
Onde a sorte do nosso treze?
Mas acho que já é tarde
De alguma forma, o universo no-la tirou

De nós dois, agora, só sobrou um recorte
Que, com um pouco de sorte
Há de se dissipar

Para amanhã, eu desejo um suporte
Algo que me dê um norte
Que me impeça de desmoronar

Que algo leve essa má sorte
Mas, com os aprendizados, deixe-me ficar

Trágica é a nossa história
Mas é a verdade, e eu preciso falar
O treze foi o nosso começo
E com o treze vamos terminar.

Suelen de Paula

E você, me conta, qual o seu número de sorte?

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Suelen de Paula

Suelen de Paula

Suelen é jornalista e escritora. Apaixonada por livros e séries, compartilha sua jornada Antes dos 30 anos pelo IG Literário @antesdos30_suh .

Este post tem 2 comentários

  1. Ahhh, que lembrança maravilhosa!!! 😍
    Este evento foi muito bom, mesmo eu estando toda perdida e você me ajudou muito.
    Gosto bastante do número oito, mas não sei se o considero como de sorte 🤔

    1. Ahh, se vc ama o número oito, acho que já é um bom indício de que ele pode atrair coisas boas pra vc =)

Deixe um comentário